Ética Profissional

25.5.06

E o comércio? É profissão? Tem um código de ética?

Por não haver uma formação específica para a área, muitos acreditam que a (cada vez maior) parcela da população que trabalha no comércio não é constituída de reais profissionais e que, portanto, não deve zelar por um Código de Ética.

Cada um pode ter sua visão, mas a realidade é que a representação comercial no Brasil tornou-se uma profissão regulamentada a partir de 9 de dezembro de 1.965, com a publicação da Lei 4886/65, que regulamentou a atividade dos autônomos e empresas de representação em nosso país. Juntamente com a Lei foi criado o Conselho Federal dos Representantes Comerciais - CONFERE. Tal mudança foi importante para proporcionar equilíbrio nas relações entre representadas e representantes.

Foi criado então, um Código de Ética e Disciplina para que todos os setores sejam respeitados nessa, que é uma das profissões que mais cresce no mundo.

O comércio pode ser visto tanto do nível daquela loja de esquina quanto do nível internacional. Para esse também busca-se um padrão. O livre comércio entre as nações deve estar em conformidade com as exigências da justiça social e deve permitir o desenvolvimento humano de cada um e de todos os cidadãos.

Segundo alguns autores, "liberdade econômica é apenas um elemento da liberdade do homem, e a economia é somente uma dimensão de toda a atividade humana no seu conjunto".

E frases como "O cliente sempre tem razão!", "Balconista deve ser bem educado e estar sempre sorridente" e "Seja simpático e receptivo para atrair a clientela" insistem em nos questionar. O fato é que ao entrarmos em um estabelecimento comercial queremos ser bem atendidos. O cliente ganha e a empresa ganha!

1 Comentários:

  • Muito bom, Nicole!
    Dicas: Não usar caixa alta (entrevista Ester Coelho)

    No dia 23, falaste: "No dia 25/05 confira a entrevista com Carlos Eduardo Rosa, soldado da Polícia Ambiental, mostrando seu ponto de vista sobre ética policial" - colocar link para o post do dia 25.

    Quando usar destaques em negrito, usar um por parágrafo.

    E uma foto 3x4 como a do soldado não precisa ser tão grande!

    Parabéns
    Prof. Rogério

    By Anonymous Anônimo, at 1:52 PM  

Postar um comentário

<< Home


 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.