Ética Profissional

22.5.06

A ética policial

Apesar de ser uma das atividades mais antigas do mundo, o dever da polícia continua sendo o mesmo até hoje: zelar pela segurança pública, prevenir e reprimir a criminalidade.
Infelizmente, o fato é que a imagem da polícia não é das melhores. A população a considera um órgão que privilegia os ricos e reprime os pobres, e em vez de considerá-la uma aliada (talvez a principal), a teme.

Preocupados com os problemas éticos da classe, como por exemplo, policiais que atiram antes de saber quem são as vítimas e que exigem propina e participação no produto do crime, as Nações Unidas e o Conselho da Europa produziram alguns documentos sobre a conduta de seus agentes.
José Renato Nalini, na 4ª edição do livro Ética Geral e Profissional explica que o Código de ética da polícia aborda os três aspectos seguintes:

Dignidade Policial
Para fazer cumprir a lei, o policial submete-se a quatro coordenadas: ser fiel cumpridor dos deveres legais, servidor de sua comunidade, protetor de todas as pessoas e profissional responsável.
Tais funções devem ser exercidas de modo humanitário e o policial deve atuar como pessoa, pois é um ser humano que trabalha para seus semelhantes.

Os poderes policiais
Por ser um dos organismos mais poderosos do Estado Moderno é normal que se não houverem parâmetros éticos, esse poder resvale para o abuso. Portanto, o Código de Ética das Nações Unidas impõe aos policiais assegurarem “a plena proteção da saúde das pessoas sob sua custódia”.
Outra diretriz observada é a informação às autoridades superiores, inclusive dos meios de comunicação. Quando essa comunicação for inútil ao policial, por qualquer motivo, este deve avisar os meios de massa, pois a mídia é considerada órgão de controle e fiscalização de atuação do poder público.

Os abusos policiais
Abrange especialmente a tortura e a corrupção, por serem práticas desumanas e cruéis, muito incidentes atualmente.

11 Comentários:

  • A ética policial esta longe de existir, pois, sabemos que policiais manipulam testemunhas, forjam provas, abusam da ilucitude do poder inquericional do processo enfim, policiais acusam policiais com a única intenção de eximir-se da culpa de um crime ora cometido, deixando de ser ético e passando a ser um covarde.

    By Blogger marcos, at 9:12 PM  

  • sou pilcial ha 15 anos, e não e etico de sua parte falar de policiais como se houvesse um só. Temos familia, parentes e amigos como você, e com certesa você não deve ser a palmatoria do mundo. Você nem ninguem tem o direito jurico e legal para jugar ninguem, jugue a si proprio e veja onde esta seus erros.

    By Blogger Edivo, at 8:39 PM  

  • Também sou policial e me ofende tais comentários. Só peço que não esqueçam que mesmo o policial é um ser humano e como tal tem defeitos e qualidades, há bons a maus policiais assim como há o bom e o mau profissional em qualquer atividade.

    By Anonymous Lucas, at 5:22 PM  

  • Ao fazermos críticas aos policiais devemos ser justos com a maioria deles que são honestos, competentes, dedicados, que apesar da falta de estrutura que dispõem prestam um bom serviço. Não devemos afirmar que o mal comportamento de uma minoria é uma regra nas corporações. O problema da segurança pública no Brasil não se limita apenas aos policiais , é bem mais amplo. Disso todos sabemos. Então pq generalizar as coisas ?

    By Blogger Iranildo, at 7:38 PM  

  • ailton disse...
    sou policial a 21 anos,e sei que o profissional de segurança publica deve estar preparado para não ofender os direitos das pessoas, mesmo diante de situações complexas; agora dificil é a instituição estar sempre preparando esse profissional.

    By Blogger joycinha, at 7:55 PM  

  • marcos disse...
    A ética policial esta longe de existir, pois, sabemos que policiais manipulam testemunhas, forjam provas, abusam da ilucitude do poder inquericional do processo enfim, policiais acusam policiais com a única intenção de eximir-se da culpa de um crime ora cometido, deixando de ser ético e passando a ser um covarde.

    9:12 PM

    Marcos, quem é você pra falar de ética? Você nem sabe o que é isso. Se soubesse não falaria de forma generalizada. Você só falou besteira. Enfim, como que uma que não sabe nem usar as palavras poderia saber falar de ética.
    Espero ter sido ético com você.

    By Blogger Isaac, at 2:11 PM  

  • Sou policial também e descordo das afirmações de Marcos. Não temos culpa de um mal elemento ser ganancioso. É injusto nos comparar com esses tipos de policiais, coruptos.

    By Anonymous Anônimo, at 9:45 AM  

  • Marcos,você é um magistrado ?
    Ninguem deve ofender a dignidade de outrem sem onus da prova; prova na justiça tais atos . essa sua conduta pode ir parar nos tribunais. a ética começa apartir de nós, para que depois possa exigir de alguem ..

    By Anonymous Anônimo, at 11:44 AM  

  • Fernando Castro ,

    É muito delicado falar da Ética dos Policiais principalmente em relação a facilitação do contrabando , será que se eles ganharem mais eles não iriam pensar duas vezes antes de receber propina e facilitar? Imagina você que esta precisando de dinheiro e o cara lhe oferece o dinheiro que tu recebe o mês inteiro , não estou defendendo a propina só precisamos valorizar mais os profissionais que trabalhão ariscando a vida .

    By Anonymous Fernando Castro, at 6:00 AM  

  • NADA DOS COMENTÁRIOS DITO ACIMA EQUIVALE A ÉTICA, A ÉTICA ESTA RELACIONADA A CARÁCTER ESSES CARA Q FALAM QUE É PM,SABEM Q TEM MUITOS PRAÇAS E OFICIAS BONS DE SERVIÇO, BLZ ONDE QUERO CHEGAR,EU JÁ FUI PM TAMBÉM JÁ FUI SD2ªCL DA POLICIA MILITAR DE MINAS GERAIS,,,MEU CHEF DE CURSO ERA UM OFICIAL Q NUNCA OUVIU FALAR DESSA PALAVRA ( ÉTICA) ...ÉTICA EXISTE AMIGOS SÓ PRA QUEM TEME A DEUS O SENHOR,,,ABRAÇOS PRA VOCES.

    By Anonymous Anônimo, at 3:48 AM  

  • alguns policiais abusam de sua profissão , acham que por serem uma autoridade podem falar o que quiser e mandar as pessoas fazerem o que eles mandam . por exemplo na cidade de nova esperança no parana dois policiais (homens) agrediram uma adolescente de 18 anos . eles se acharam no direito porque a garota era de maior idade . o que ela estava fasendo ? andando com uma moto sem habilitação . alguns devem achar pouco isso , outros podem achar muito . mas tudo bem " agredir e crime . principalmente um homem bater numa mulher (seja ele policial ou nao) . mas eu entendo eles estao cumprindo o serviço deles . que dever ser "bater em adolescentes" ja que nao e a primeira vez .
    muito obrigada aos póliciais que desempenham sua funçao corretamente :) .. nova esperança parana

    By Anonymous Anônimo, at 2:20 PM  

Postar um comentário

<< Home


 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.