Ética Profissional

24.5.06

A mídia e a retenção de poder

O direito à privacidade que vai de encontro à liberdade de expressão. O veículo que divulga a nova informação antes dos concorrentes, não preocupando-se com sua veracidade. O fato que já não importa mais, e sim, a versão.
Esses são temas e contradições que envolvem todos os profissionais atuantes na mídia. A ética é deixada de lado em muitos casos e para piorar, parece ter menos importância diante de outras faltas.

Atualmente a mídia é retentora de grande poder e capaz de conduzir a opinião de uma população inteira. Portanto, o dever destes profissionais é ter a consciência de suas palavras e seguir corretamente o Código de Ética, tanto da categoria, quanto da empresa para a qual trabalham. Poder e reconhecimento pode ser bom, mas o compromisso com a vida humana deve ser superior a esses desejos.

Ester Kosovski, no livro Ética na Comunicação ressalta a importância da redação:

Sabemos o quanto é importante a apresentação e elaboração das matérias para
que a comunicação atinja o seu objetivo de transmitir, veicular e
informar.

Outra alternativa plausível para determinados abusos é a manifestação popular e dos atingidos pela mídia. Telefone e internet são armas onde se pode externar imediatamente a opinião sobre o tema veiculado.

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